segunda-feira, outubro 12

12/Out - Brasileiro/Paulista de Cross Country - Taubaté

Nada melhor num feriadão ensalorado (pelo menos pela manhã, porque a tarde caiu um toró lascado!!!) do que ir ver um rallyzinho esperto né.
E mais legal ainda, é ver rally de gente grande!!!
Rolou nesse feriado o Rally dos Bandeirantes, que contou 3 etapas para o Paulista (RallySP) e o Brasileiro de Cross Country.

http://www.rallysp.com.br/

Show!!!
As etapas rolaram na pista da CBA em Taubaté, e o povo de peso tava lá: Riamburgo, Varela/Marcão, Lourival, Jean Azevedo...

Muito legal ver as EVOs, Sherpas, TR4R, L200RS e caminhões pisando fundo na pistinha que a gente brinca de vez em quando. Pow, os caras devem ter tomado um montão de "adiantados"!!! rs

Também correram o Kffuri e o Czech, fazendo um puta barulhão na TR4R!!! eheheh

Conseguimos acompanhar as 2 etapas, a moçada pisando fundo e deu pra ver no cronômetro que o Kffuri/Rodrigo tavam mandando bem pra caramba. Caraca, tinha caminhão andando no tempo dos Troller (pelo menos no começinho). Se bem que tem uns lá que estão mais pra picapões do que caminhões!!!

Vejam as fotos (by Soninha):


Julio Bonache / Lourival Roldan na fila pro Controle (ou será a Kaos?)


Kffuri e Rodrigo se preparando pra largada


Kffuri e Rodrigo descendo a lenha


Houve 2 capotes na prova, esse aí nós registramos, do Zé Roberto / Glauber.


Ooops!


Brincando de gato e rato!!


Os peso pesados também estavam lá!


Ixi, esse não vai passar na vistoria....

Mais informações sobre o rally e os resultados estão em:

http://www.rallysp.com.br/?page=ver_noticia&pid=70



Acerto do W no EVO com o carro andando...

Como já comentei aqui, em Taubaté nos entubamos ao tentar ajustar o W com o carro em movimento.
Pra quem é macaco véio, pode pular esse tópico, ou então leia e faça seus comentários, mas pra quem tá se iniciando ou vai se iniciar em breve nas artes do Colosso Evo, acho que a dica vale a pena.

Isso que aconteceu conosco eu não achei no manual, provavelmente é uma característica do equipamento, mas é bom saber:

Bom, pra ajustar o W você tem basicamente 2 maneiras:

1) Aperta o botão (4) AFERE, vai com a setinha pro W que é o campo da direita, corrige o valor da forma que vc quer e dá o "enter".

2) Aperta o botão (0) %W e pode ajustá-lo de 2 maneiras, ou uma sintonia fina acrescentando ou diminuindo metros por km por exemplo, ou dando um "enter" e caindo diretamente no campo do W onde voce pode alterar o valor. Daí, dá um "enter" e finito.

O problema que nós tivemos foi na opção 1, fizemos isso e quando demos o enter após entrar o novo W, o EVO ficou com o display em "MAX" indicando que estávamos muito fora do nosso tempo. Nessa hora eu e o Wirso ficamos meio perdidos, sem saber como recuperar o EVO e andamos assim às cegas um bom tempo, depois conseguimos restartar e deu certo.

Fizemos alguns testes semana passada e reproduzimos o problema, pra sair desse enrosco, ao acertar o W na opção 1 voce deve restartar o trecho que vc está!
Botão: TRC .

Talvez isso seja algo básico, mas a gente se lascou nessa, e no calor da prova não conseguimos desatar o nó. Reproduzindo com calma deu pra descobrir o imbróglio.

Então fique esperto, se acertar o W pela opção 1 e te aperecer o MAX, restarte o trecho!

04/Out - Rally da Solidariedade - Resenha

Pow, com uma semaninha de atraso tava faltando a resenha do Rally da Solidariedade né!
Mas como diz o velho deitado: antes tarde do que mais tarde (ixi, to me repetindo....).
E como sempre... segue a novela!!!

O Rally da Solidariedade é promovido pelo Duda, que faz um trabalho bem legal e deve ter deixado algumas instituições da região bem contentes, pelo menos pela quantidade de sacos de arroz que havia no local....
Ele faz algumas edições durante o ano, é um rally bacana e com diversas categorias em 4x2 e 4x4, com apuração Rastro. Vale a pena dar uma olhada no site pra ver quando vai rolar outro:

http://www.amigosdatrilha.com/

Legal pra quem quer brincar em 4x2, mas bacana também pros 4x4 treinarem ou simplesmente curtir uma provinha legal sem o stress do campeonato, o Duda tem caprichado nas provinhas e essa última em Sumaré tava bem legal!
Bom, como eu sempre digo, o rally começa bem antes da prova, e dessa vez não foi diferente. Pelo menos uma coisa já estava certa dessa vez: a navegadora. Acho que eu dirijo muito mal porque é sempre um parto arranjar navegador, mas dessa vez eu já tinha acertado com a Soninha de corrermos essa juntos. Tadinha.
Navegadora garantida, faltava os detalhes. O EVO (e o resto da tralha) tava com o Wirso desde o Rally da Primavera, precisava pegá-lo com ele e apresentá-lo pra Soninha, que nunca navegou com um bicho desses. Tudo planejado, planejamento todo furado, lógico. Acabou que pegamos a tralha toda só no sábado a noite e não deu tempo de fazer nada. Como eu não tinha certeza se iríamos ter o Smart pra copiar a prova pra dentro do Evo, teria que digitar os 194 trechos da prova. Seguro morreu de velho. Mas quando?? não ia dar tempo de digitar....
Domingo, 07:05 (takeuspa, que esporte mais besta pra fazer a gente estar de pé a essa hora num domingo!) tô na porta da casa da Soninha, ela desce com a tralha toda, me dá na mão o Evo e o Blackberry. Olho com cara de "?????" e ela diz:
- Então, tinha que imprimir os trechos pra digitar mas eu não tenho impressora, então fiz um cut/paste, coloquei num email e assim consigo abrir no celular! Então eu dirijo e vc vai entrando os dados!
Uai, mas isso não é tarefa de navegador?? ELA era a navegadora...
Tabão, tabão.... eu digito a jaca.
Assim ela pegou o volante da Lindinha e tocamos em frente. Ela guiando e eu segurando o celular e o Evo nas mãos, olhava pra ficha técnica no celular (devia estar em fonte 6, precisava de lupa!!!) balançando e ia digitando no Evo. Puuuuuuuuuuuts... serviçin de corno!
Aí apostamos uma corrida, quem termina primeiro? eu de digitar os 194 trechos, lendo as letras minúsculas do celular ou ela dirigindo até Sumaré (perto de Campinas)?
Aí fui digitando, de vez em quando saía do anexo do Blackberry e tinha que ficar procurando a jaca num celular que eu nao conheço.... céus.
Resumo da história:
- Ganhei!!!!!! yes yes yes!!!! Nana nana naaaaaaaaaaaaaana!!! Sou muuuuuuuuuuuuuuuuito mais esperto.. huahahahahahha
Entrei o trecho nro 194 quando estávamos saindo da Anhanguera no trevo de Sumaré!!!

Paramos pra abastecer e em seguida fomos pro Briefing. Quando chegamos na praça, o briefing já havia começado, Soninha pulou do carro andando e eu fui estacionar e fazer a inscrição. Lógico, fui o último carro a chegar (já me acostumei a isso...), já estavam fechando tudo, fiz a parte burocrática, passei a mão na planilha e nos adesivos, corri pra praça pra deixar a planilha com ela, que a essa altura estava anotando os detalhes na palma da mão, e corri pra adesivar e ajustar os equipamentos.
Tudo adesivadinho, equipamento no lugar, fim da correria, Soninha (com a mão toda azul...) passando planilha, temos 15 minutos pra alinhar e baixar a adrenalina. Seremos o 6o. carro a largar, em 8 4x4 Graduados (6 Trollers, uma TR4R e a Lindinha).
Tivemos tempo só de passar a planilha da primeira parte da prova, a segunda faremos no Neutro.
Largamos e vamos tocando, saindo da cidade no deslocamento até o início do trecho cronometrado. Aferição tranquila, vambora.
Essa primeira parte da prova foi bem bacana, uma surpresa bem legal eu diria. Esperava uma prova bem light, com pouca navegação e mais RPP (Reto Pela Principal). Nada! O Duda, que corre conosco no Paulista tava num dia de Clayton e fez uma prova usando bem o terreno e as condições da fazenda, um canavial. Tinha lacinho pra cá, lação pra lá. Estávamos andando bem direitinho, Evo não tava nervoso nem gritando muito, mas vimos que nossa aferição não estava muito legal, a Soninha foi fazendo amizade com o Evo ali na hora, e fomos fazendo o arroz com feijão. Curtimos bastante essa primeira parte da prova, as médias estavam legais e o tempo também ajudou. Se bem que tava meio poeirento. Ta tudo indo bacaninha quando chegamos na descida de um vale descampado, com uma ponte estreita no fundo e uma subida do outro lado. Estamos descendo quando vemos um Mamoote (alguém se lembra do Speedy Racer???) descendo do outro lado. Era um treminhão de cana com uns 25-30 metros de comprimento. Aquela lagarta enorme descendo e calculo de cara que vamos nos encontrar lá embaixo.... na p**** da ponte estreita!!!!. Puuuuts, a gente tava andando direitinho!!!! Que m**** Vamos descendo, o bichão também, e a aflição aumentando, chegamos perto e aquilo tá com cana até as tampas, mei torto, carregadaço.. não dá outra, temos que parar, esperar o Mamoote passar a pontinha na velocidade da lesma manca e correr atrás do prejú!
Se bem que os cavalinhos a mais da Lindinha fizeram jus ao investimento e a recuperação foi rápida. Sorte, não houve PC!!!
Na prova de Taubaté eu e o Wirso levamos um tubo lascado ao mudar o W com o carro andando, não quisemos arriscar nessa e deixamos pra fazer isso no Neutro. A jaca é que o neutro foi no terço final de prova :(
Paramos no restaurante do neutro, Soninha foi passar o resto da planilha e eu fui acertar o W. Na hora de alinhar pra sair do neutro, dei ré e acertei um toco com o para-choques.... sorte minha que o caboclo que prendeu o toco devia estar bebin e o negócio tava meio solto, qdo bati o toco caiu e entre mortos e feridos foi só mais uma cicatrizinha no meu para-choques!
Largamos pra segunda parte, que foi em uma outra fazenda, essa parte foi mais light, com menos navegação e mais controle no pézin do piloto.
Aqui outra surpresa, num retão vemos de longe um bicho enorme, outro treminhão igual ao primeiro. Mas esse tava esquisito, tinha algo mais que era difícil ver de longe.....
Era uma colheitadeira!!! Os caras estavam carregando a p**** do caminhão e ocupavam 3/4 da pista!!! Cheguei perto, tirei um pouco o pé, 2 rodas pro mato e duas na pista, passamos mas fiquei com receio de que alguma coisa saísse de trás do caminhão e cruzasse a minha frente!!! Nisso alguém (o caminhão ou a colheitadeira) buzina várias vezes, e não foi pra cumprimentar!!! Acho que o cara tava meio brabo com aquele monte de carros passando por ali a cada pouco!!! Senti minha orelha meio quente....
Continuamos a prova e chegamos de volta a Sumaré após 4 horas de uma provinha gostosa de fazer. Fomos pro almoço e lá dou de cara com um amigo que não via a uns bons 6-7 anos.. o cara tava navegando também.
Pow Olof, e vc ainda ficou na minha frente!!! ow carai de asa.
A apuração foi rápida com o Rastro, no final ficamos em 6o.
Em resumo, acho que andamos bem, o Evo foi quietinho e a Soninha navegou legal mesmo com um equipamento que não conhecia. Mas o que nos ferrou mesmo foi o W ruim nos primeiros 2/3 de prova. Até esse ponto andávamos um pouco adiantados mas fomos bem regulares mesmo assim, nossos maiores PCs foram 2 adiantados em 3 segundos, mais 5 adiantados e um atrasado de 2 segundos e o resto variando entra -1, 0, +1. No total foram 75 PCs. Nada mal.
Não nos perdemos nenhuma vez e nosso maior descarte foi esse +2. Teve gente que ficou na nossa frente com descartes de mais de 100 pontos.
Mas foi uma provinha bacana e como sempre, quem não foi perdeu!!!
Se bem que, a maioria dos que não foram estavam se divertindo no Mit de Itaipava, que pelo que o Danial Krabbe comentou, foi show!!! Caraca, as provas da Mit que eu não vou são sempre as melhores... Brasília, Itaipava..
Raios...
Raiosa duplos....
Raios Triplos!!!

terça-feira, outubro 6

Enfim, os pneus...

Puts, depois de longos e detalhados estudos de caso, buscas na internet e Barsa, leitura de borras de café e consultas ao Druída da aldeia, finalmente chegamos a uma conclusão quanto aos pneus...

Decidimos por um jogo de BF MUD 225/75/16 que caiba na TR4 e vendemos todo o resto da tralha. Nada de ficar com essa aporrinhação de troca pneu pra lá, troca pneu pra cá.

Beleza, decisão tomada, algumas semanas de busca pelo pneu que ninguém tinha e finalmente conseguimos localizá-los em Campinas. Acertamos tudo pra pegá-los no sábado até meio dia.

Aí começa a jaca...

Ligo pro Robinho (que tá com coceiras pra começar a correr logo) e combinamos no sábado pela manhã. Ele passa em casa logo cedo com a TR4, e vamos até Pirituba trocar pela Courier, já que tem caçamba e é melhor pra carregar pneus né?. Então, de lá vamos pra Água Branca pegar os pneus..... dele. Ele também trocou os pneus do carro, mas como não quis sujar o carro por dentro com os pneus velhos (e o cara quer fazer rally.. huahahahahahah) deixou-os na loja pra pegar no sábado.

Pneus no carro, de lá tínhamos que ir a Barueri pegar meus mud antigos que estavam lá no trampo da Minae desde a Copa Brasil (lembram que o Ernesto/Minae correram com meus MUD? então, ainda estão lá com a Minae...) Caraca, não conheço nada da região, mas nada que um GPS não resolva né?. Ahã, mais ou menos, ele traçou um caminho meidoido e depois de rodar um bocado por lá chegamos na rua.... que estava em obras!! Interditada!!! :( Toca rodar mais um pouco, volta no quarteirão.. São 11:10 e ainda temos que chegar em Campinas até o meio dia. Havíamos combinado que Jão ia estar lá me esperando. Mas quando eu chego, cadê Jão? Jão sumiu, escafedeu-se, desapareceu.... Ligo pra Jão e ele havia acabado de sair, estava no meio do caminho, indo... pra Campinas!!! Puuuuts..
11:20... tempo passando, não vai dar pra pegar as rodas, vamos lá só pegar os pneus então.

Saímos de lá seguindo o GPS pra pegar a Castelo, e dá-lhe city tour por Barueri. Aí vemos uma placa indicando a direção da Castelo, era uma bifurcação com um hospital no meio e a placa aponta pra onde? pra onde? pro meio!!!! Maquícarai de asa! Então.... mas é meio direita ou meio esquerda??? Vamos pro meio direita, achamos que tá errado, voltamos e vamos pro outro lado. Também tá esquisito, voltamos outra vez lá pra onde entramos na primeira. Paramos e perguntamos prum tiozinho, e ele aponta pro outro lado. Fomos e voltamos 2 vezes. Muito burro!
Pra dizer a verdade agora eu nem me lembro mais como saímos de lá, mas conseguimos chegar na Castelo, Rodoanel e Anhanguera.

Tempo passando, conseguimos chegar em Campinas ao meio dia e meio. Um transito lascado no centro da cidade (depois os caras reclamam de São Paulo!!!) mas o pessoal da loja foi 10 e segurou um pouco até chegarmos.

Carregamos os pneus (agora tínhamos 8 na caçamba: 4 com notas e 4 sem, só faltava nos pararem na estrada....) e vamos embora. No caminho ouço 2 estalos no carro mas tudo certo. No primeiro pedágio paramos e o carro morre. Estranho. Demora pra pegar e sobe um cheiro esquisito... Houston!!!! pagamos, conseguimos fazer o carro pegar e andar devagar mas tá batendo válvula, paramos e abrimos o capô, fazemos cara de conteúdo (nenhum dos 2 manja picas de mecânica) mas dá pra ver que há algum problema no sistema de arrefecimento. O reservatório está com a agua fervendo e soltando vapor. Booooooooooooooom era só o que faltava. Já eram pra lá das 14h.

Ainda to meio cabreiro por causa dos pneus na caçamba, aquele monte de pneus, parecíamos o tiozinho da pamonha: "pneu, pneu, pneu, pneu de Piracicaba!! o puro creme da seringueira!!".... resolvemos sair de lá e tentar chegar a um posto. Damos sorte e tem um a uns 5kms do pedágio. Conseguimos nos arrastar até lá e o carro chega completamente sem água e batendo pino. Paramos, esperamos esfriar, estamos a 70kms de SP. Não resta alternativa, ligamos pro seguro e chamamos o guincho! Aí o que era pra ser um bate-vota em Campinas virou passeio de caminhão. Esperamos 1 hora pelo guincho que chegou e nos trouxe de volta.

Ainda pra completar, na estrada encontramos um outro louco, uma carreta cismou com o nosso guincho, passou, gritou algo inconpreensível com cara de enfezado, depois passamos por ele, ele gritou outra vez, depois passou pela gente buzinando... sei lá eu, bicho doido.

Aí, foi chegar com o guincho, descarregar a Courier, guardar 4 pneus, trocar a Courier pela Strada, jogar os outros pneus na Strada e voltar pra casa.

Diagnóstico do mecânico: calço hidráulico na picapinha!!! Nunca tinha visto calço hidráulico no seco. Mas pelo jeito a bomba dágua quebrou, de algum jeito a água entrou nas câmaras de combustão e lascou tudo. Ah, também queimou a junta. Takeuspa. Alguém quer comprar uma Courier?? NUNCA FEZ TRILHA!!!

Pelo menos do lado de cá agora ta tudo certo: Pneus, Rodas e Carro.

Só tem um problema: Os pneus estão na Casa Verde, as rodas em Barueri e o carro em Itapecerica... e ainda vou ter que juntar tudo!!!!!

Céus.

Antes tarde do que mais tarde..

Pra moçadinha que mandou bem no Mit de Itaipava, meus parabéns...
Celso/Bélen, ML... tão matando a pau....
A Totem vai ficar feliz vendendo Colosso pro ano que vem.. ehhehehe
Parece que o tio Lourival caprichou dessa vez!
Aliás, é só eu não ir pra rolar as provas legais!!.. Brasília, Itaipava...
Eita diacho.